ATENÇÃO ! Você que é Logista, Sacoleira, Artesão ou faz vendas em domicilio, anuncie aqui. Contatos tel. (21) 92963234 ou e-mail: praca2eadjacencias@gmail.com

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Praça 2 em Vigário Geral. História e desenvolvimento

Praça Córsega (Praça 2) em Vigário Geral

Durante a colonização do Brasil, o Rio de Janeiro, era importante celeiro econômico com produção agrícola e pecuária, em várias regiões. As terras eram divididas em Distritos e Freguesias, sendo três destas Freguesias, de propriedade da Igreja Católica e duas de “leigos” (propriedades privadas) com diversas fazendas e engenhos. As três freguesias Católicas eram: a de São Sebastião do Rio de Janeiro; a da Candelária e a do Irajá.
A Freguesia do Irajá mantinha a administração religiosa em toda a região, que além das áreas locais, próximas à Igreja da Nossa Senhora da Apresentação, responsabilizada pelo Padre Antônio Martins Loureiro, em 1644 (A sede da Freguesia, era onde se encontrava o vigário geral, categoria do clero),  poder que se abrangia até a Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em 1866, a rede ferroviária inaugurou o fluxo de trem, para servir a Família Imperial no eixo Rio-Petrópolis, passando por diversas fazendas das regiões.
Nas terras “relengadas” e pantanosas, existia uma grande fazenda, a Nossa Senhora das Graças, onde havia o Engenho do Vigário Geral, também conhecido por “Engenho Velho”, próximo ao Rio Meriti. Com a extinção do engenho, a fazenda passou a ser propriedade do Dr. Bulhões Marcial, médico e politico da região.  Em 1910, o Dr. Bulhões Marcial, decide lotear suas terras, com interesse de expandir a população na região. No dia 05 de outubro de 1910, a Rede Ferroviária montou um barracão como parada do trem, a fim de atender a nova população, assim a estação, recebeu o nome de Velho Engenho, ali extinto, mas que deveria ficar na memória, perpetuando o seu nome “Vigário Geral”. Vigário Geral sempre fez parte da capital do Brasil, desde quando aqui era Distrito Federal; foi o primeiro limite do Estado da Guanabara com o antigo Estado do Rio de Janeiro.
Hoje, o bairro Vigário Geral, ocupa grande extensão geográfica, desde a Rua Bulhões Marcial (antiga Rio-Petrópolis), paralela à linha férrea, até a Av. Brasil (Bairro Parada de Lucas) e pela Rodovia Presidente Dutra (Bairro Jardim América, loteado em 1956), onde situam outros sub-bairros, como Cordovil, Vista Alegre e Vaz Lobo.
Fazendo limite com o Município de Duque de Caxias, é um bairro que sempre sofreu o problema da discriminação. Para quem não sabe, na década de cinquenta, com a influência de Tenório Cavalcante, que era politico e homem forte de Duque de Caxias, onde grandes conflitos políticos traziam para aquela cidade um clima de temor, tornando-a o símbolo da violência. E por ser vizinhos, muita gente imaginava que Vigário Geral pertencia a Baixada Fluminense, sendo que até hoje, ainda tem quem pense assim.
Em 1993, Vigário Geral, passou por uma grande tragédia que abalou o mundo inteiro, quando ocorreu uma grande chacina, onde 21 inocentes perderam suas vidas, tragédia que foi um marco muito forte para o bairro, que apesar do triste acontecimento, a tragédia, serviu para a harmonização entre moradores e a conscientização para projetos sociais, a exemplo, a Ong e Grupo Cultural AfroReggae, que desde a sua fundação, vem trazendo figuras importantes do mundo artístico, como Caetano Veloso, Regina Casé, Luciano Hulk e Daniela Mercury.
O bairro Vigário Geral contém cinco escolas municipal, comércios, academias, clubes sociais, uma Escola de Samba,  três associações de moradores e cinco praças: a Praça Catolé do Rocha, que mantém um dos poucos coretos tombados pelo Patrimônio Histórico, a Praça Irineu Machado, Praça Elba e Praça Córsega, que não se sabe porque, mais é conhecida como PRAÇA 2, que hoje, forma-se num grande polo comercial.
Atualmente, no bairro Vigário Geral, existem muitas empresas e é considerado Pólo Industrial importante para o Rio de Janeiro, oferecendo milhares de empregos, como: a Du Loren Internacional, a Metalúrgica Moldenox, a Silimed - a maior empresa produtora de silicone no Brasil, a Indústria de Cosméticos Never, a tradicional Tintura Márcia, a Marcial Incêndio,  D’uomo e algumas empresas transportadoras e de ônibus como: a Breda Turismo, a Autodiesel, bem como, várias linhas de ônibus, como a 342 (Jardim América x Castelo), 639 (Jardim Améica x Sans Pena), 774 (Madureira x Jardim América) e 906 (Jardim América x Caju).
Através desse Blog e de suas matérias que serão publicadas, demostraremos que Vigário Geral, não é uma grande favela como as pessoas imaginam. Pois, é composto de um grande bairro residencial e industrial, sendo importante para o Estado do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Se tiver algum interessado em imovel na região, estou vendendo este em meu nome todo documentado e aceita carta no bairro vizinho Jardim América http://vender-casa-apartamento.vivastreet.com.br/comprar-imovel+jardim-america/casa/48172718
    Casa com dois quartos, sala, cozinha americana, area de serviço banheiro azulejo até o teto, garage para dois carros. Investimentos da prefeitura do Rio em todo bairro(BAIRRO MARAVILHA) 155Mil aceita carta C.E.F.. R. Thales de Carvalho, 306
    33469245

    ResponderExcluir
  2. Merkur - Mens Titanium Necklace - TitsaniumArts.com
    The winnerwell titanium stove Merkur - Mens titanium car Titanium Necklace is the most is titanium a metal popular of these bracelets. blue titanium cerakote The Merkur harbor freight titanium welder - Mens.

    ResponderExcluir